Casa de Justina

Logo Casa de Justina

Razão social: Associação de Promoção Social Justina Schuh
CNPJ: 20.721.694/0001-63
Data de fundação: 1963.
Endereço: Rua Líbano, 469 – Francisco Morato-SP
Telefone: (11) 4489-0069
E-mail: casajustina@seeic.org.br
Site: www.casadejustina.org
Facebook: www.facebook.com/CasadeJustina

Público atendido: Crianças de 6 a 14 anos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Serviços prestados: Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Problemas identificados: Redução significativa das receitas, risco de continuidade, falta de mensuração de impacto social, falta de plano pedagógico e gestão.

Início: 31/07/2018    Término: 30/07/2020

Status do Projeto100%

Video de encerramento

Comentários Gerais

  • Em julho de 2018 iniciamos o projeto piloto de aceleração com a Casa de Justina, associação localizada no município de Francisco Morato, Estado de São Paulo, fundada em 1963, e que corria sérios riscos de fechar as portas e deixar de atender suas crianças, famílias e idosos. Isto porque ela havia perdido recentemente seu principal doador e não havia se preparado para isto. A situação financeira era bastante crítica e ela sobrevivia com aportes pessoais de seus diretores, todos voluntários da entidade. Não havia perspectiva de melhora, não havia planejamento adequado, e a preocupação em manter o atendimento ao seu público a todo custo impedia que esta Associação parasse por um instante para se reorganizar.
  • Através do processo de aceleração, a diretoria foi adquirindo conhecimento e ampliando sua consciência a respeito da administração de uma entidade do terceiro setor. Dentre os principais problemas tratados, destaca-se (1) o equilíbrio das finanças; (2) a prestação de serviço de assistência social de qualidade; (3) planejamento; (4) foco nas atividades prioritárias do projeto; (5) sustentabilidade e continuidade do projeto; (6) captação de recursos; (7) gestão; (8) governança e (9) recursos humanos.
  • Em julho de 2020, ao término deste projeto de aceleração, verificamos que a Casa de Justina vivia um momento muito melhor, com melhores perspectivas, novas parcerias e grandes sonhos pela frente!
  • Os recursos captados para a aceleração da Casa de Justina foram 100% revertidos para este projeto. O Instituto Angelus não reteve nenhum valor, inclusive manteve uma conta corrente separada para a gestão destes recursos: Banco Itaú / Agência 3100 / Conta 32666-3. Ao final do projeto, ainda restavam R$ 49 mil para a estruturação do departamento de captação, que não pôde ser concluído devido à pandemia do COVID-19. Este saldo permancerá com o Instituto Angelus até que a Casa de Justina retome esta iniciativa.

Principais resultados alcançados

  • Contratação de consultoria para revisão das atividades e processos
  • 30 reuniões de aceleração registradas em ata
  • Novo site: www.casadejustina.org (pró-bono: Inside Midia)
  • Nova identidade visual
  • Novos materiais de comunicação
  • Readequação do quadro de funcionários
  • Auditoria das demonstrações financeiras de 2018 e 2019 pela PwC
  • Novo escritório de contabilidade pró-bono (pró-bono: NK Contabilidade)
  • Diversificação de receitas: eventos beneficentes e bazar permanente
  • Novo relatório gerencial de fluxo de caixa e aspectos gerais de governança

Conclusão

  • Em um trabalho de aceleração, alguns resultados são mais tangíveis que outros. Quando uma organização se encontra em dificuldades financeiras e operacionais, fatores psicológicos e emocionais muitas vezes impedem que seus gestores vislumbrem meios de sair desta situação. Ao longo dos 24 meses de aceleração da Casa de Justina, o Instituto Angelus fez um importante papel de consultor e incentivador, mostrando novas possibilidades e expandindo a consciência dos seus diretores, que hoje reconhecem a importância de algumas questões de gestão que antes não faziam muito sentido ou não eram do seu conhecimento.
  • Ao final de 2018, discutíamos se a Casa deveria encerrar suas operações. Hoje, em 2020, discutimos onde melhor alocar os recursos. Esta parceria deu mais segurança e motivação aos seus gestores, apesar ainda das enormes dificuldades do dia a dia. Mas isto possibilitou que eles participassem e fossem aprovados em um edital do Banco Itaú! Esta iniciativa trouxe recursos adicionais para a Casa em 2020 (cerca de R$ 350 mil), restritos às atividades descritas no projeto aprovado. Não há garantia de renovação automática para 2021, mas a Casa de Justina vem buscando patrocínio para continuidade de seus projetos, bem como planeja desenvolver novas atividades, aprimorando seu impacto social na região. Isto nos deixa mais tranquilos de que estão no caminho certo!
  • Obrigado a todos pelo apoio neste projeto! Nada disto seria possível sem as pessoas e empresas que doaram dinheiro e serviço para a Casa de Justina. Obrigado por confiarem nesta nova proposta de trabalho social!
  • Clique aqui para conhecer o novo projeto do Instituto Angelus.

Fizeram parte deste projeto:

Ana Paula

Ana Paula Machado
Conselheira

Bacharel em Ciências Contábeis e pós graduada em Controladoria, Auditoria e Finanças pela FGV, possui pelo IBGC a certificação em Governança Corporativa em Empresas Familiares. Ocupou cargos de direção liderando equipes multidisciplinares nas áreas de Controladoria, Finanças e TI. Fundadora da APM Governança Corporativa, especializada em Governança, Gestão de Risco e Compliance.

LinkedIn
Marcos Falcão

Marcos Falcão
Conselheiro

Advogado, com principal atuação em contencioso empresarial, formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Pernambuco e especializado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é sócio do escritório Djaci Falcão Advogados.

Ricardo Bacconi

Ricardo Bacconi
Diretor Presidente | Conselheiro

Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e MBA pelo INSPER, trabalhou em empresas como PricewaterhouseCoopers (PwC), Dow Química, Schroders e The Carlyle Group (atual). Na área social, além de trabalhos voluntários, também é membro do conselho do Instituto Carlyle Brasil.

LinkedIn

Yves Moyen
Conselheiro

Bacharel em Engenharia Civil pela UFMG, MBA pela Carnegie Mellon University, trabalhou na Booz & Co, A.T. Kearney, Dotz, Korn Ferry e IBM. É partner da icircle e professor de MBA (FIAP), conselheiro pelo IBGC, autor do livro sobre gestão empresarial – “Vivendo com Não Elefantes”

LinkedIn

Embaixadores

Jackeline Giusti

Jackeline Giusti

Marcelo Gattaz

Marco Ripoli

Mauro Beting

Roberto Bravo

Pessoas e empresas que participaram deste projeto

NK Contabilidade
Inside Mídia
Djaci Falcão Advogados
Olaa Arquitetura
Caledonia Team
APM Gestão de Negócios
Sal Digital